sábado, 18 de fevereiro de 2012

Grupo salva 10 golfinhos encalhados na costa nos Estados Unidos

Equipe de resgate ainda encontrou um animal morto.
Número de mamíferos 'presos' chega a 177 somente no último mês.


Um grupo de 10 golfinhos foi salvo por equipes de resgate em uma enseada em Wellfleet, cidade dentro do estado de Massachusetts, no nordeste dos Estados Unidos. O salvamento aconteceu na terça-feira (14) e foi conduzido por membros do Fundo Internacional para o Bem Estar Animal (IFAW, na sigla em inglês).
A região onde os animais se encontravam é acessível apenas a pé. A equipe de resgate precisou enfrentar muita lama, conchas e plantas típicas de pântano que atrapalhavam o caminho. Ao chegarem, um dos golfinhos estava morto, mas os outros 10 resistiam com saúde ao encalhe.
Uma das alternativas para salvar golfinhos nessas condições é transportá-los até um trailer com um tanque de água. No caso dos golfinhos de Wellfleet,  localizada em uma extensão de terra cercada por água marinha conhecida como Cabo Cod, o principal problema era a distância do veículo: 1,6 quilômetro.
Mas o grupo resolveu optar por simplesmente esperar a maré encher novamente até que barcos conseguissem rebocar os golfinhos de volta a uma região suficientemente profunda no mar local. Essa estratégia traz riscos, já que esses mamíferos não sobrevivem muito tempo fora da água e nem sempre há garantia de que os barcos consigam puxar os animais de volta.
Os cientistas não conseguem explicar a recente onda de encalhes no Cabo Cod, que já presenciou 177 animais presos na lama, sem conseguir nadar, somente no último mês. Desses, 124 morreram. O número é cinco vezes maior do que a média de golfinhos encalhados anualmente na região no últimos 12 anos.
Golfinhos são atendidos por equipe de resgate em Cabo Cod, nos EUA. (Foto: AP Photo)
Fonte:http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/02/grupo-salva-10-golfinhos-encalhados-em-enseada-nos-estados-unidos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲ Topo